quinta-feira, 28 de abril de 2011

“O Guardião” de grandes entrevistas do século 20


Bisbilhotando na internet à procura de algum tema interessante para o nosso blogue, encontrei o portal do jornal britânico The Guardian (www.guardian.co.uk). O jornal é um dos mais tradicionais do Reino Unido. Foi fundado em 1821 em Manchester, norte da Inglaterra, mas desde 1976 se estabeleceu em Londres. Em 1993, o grupo de mídia Guardian comprou o também tradicional The Observer, o jornal dominical mais antigo do país, fundado em 1791.

E não é que lá pelas tantas esbarro com uma série chamada “as grandes entrevistas do século 20”? (http://www.guardian.co.uk/theguardian/series/greatinterviews). Estão lá 14 entrevistas históricas com personalidades internacionais. A primeira da série traz a transcrição da entrevista do ex-presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, ao jornalista britânico David Frost, em 1977, três anos após a renúncia do mandatário estadunidense por causa do escândalo mundialmente conhecido como “Watergate”. A entrevista, inclusive, virou filme em Hollywood (Frost/Nixon, Universal Pictures, 2008).

Alguns britânicos famosos são destaque das 14 mais do The Guardian: John Lennon, Princesa Diana, o pintor anglo-irlandês Francis Bacon e a banda de punk rock Sex Pistols. As entrevistas são transcritas do original em áudio ou vídeo e são acompanhadas por outras informações relevantes dos entrevistados. O cubano Fidel Castro é o único latino-americano presente na lista, que inclui ainda o líder negro norte-americano Malcom X e Adolf Hitler. Alguns vídeos e textos foram retirados por causa de direitos autorais. Mas quem quiser pode encomendar a série na página do próprio jornal.  

Dicas para ser um bom entrevistador
No pé da mesma página da série há um artigo do jornalista da casa, Simon Hattenstone, sobre o que é necessário para ser um bom entrevistador. Para ele, mais do que um bom texto, é preciso ser intrometido, entrar na intimidade do entrevistado. Ou, em outras palavras, viver e sentir o personagem que está sendo abordado. Ele faz um apanhado das técnicas de aproximação utilizadas pelos entrevistadores da série e ainda faz um pequeno histórico sobre o surgimento e o desenvolvimento da entrevista na imprensa britânica. Vale a pena conferir o texto em: http://www.guardian.co.uk/greatinterviews/story/0,,2163846,00.html.

Cyro Viegas de Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário