Ele já foi chamado de "Picasso" da reportagem e ficou conhecido pela biografia mais famosa de Frank Sinatra – Frank Sinatra está resfriado – publicado em abril de 1965 na revista americana Esquire. Gay Talese, um dos percussores do New Journalism, redigia, segundo Tom Wolfe, reportagens com técnicas da literatura.
O New Journalism é o termo jornalístico usado para classificar um texto relacionado a histórias de interesse humano, ou seja, textos que versam sobre acontecimentos cômicos ou trágicos nas vidas de pessoas comuns, e que, proporcionam uma maior liberdade na hora de escrevê-los.
Em 2010, Talese veio ao Brasil participar da Flip-2009 (Festa Literária Internacional de Paraty) e concedeu a mídia brasileira ( fazendo a alegria de muitos repórteres) várias entrevistas sobre esse seu “jeitinho” especial de apurar e escrever uma reportagem. Dois exemplos bem interessantes são uma entrevista ao Brasil Econômico em que o título da matéria é uma declaração bem “taleseana”: “Não mando e-mail, falo com as pessoas”; e o outro, é uma entrevista do Estadão em que o autor explica como teve a idéia de escrever histórica reportagem sobre o resfriado de Sinatra.
Talese é um nome importante a ser seguido, principalmente nas épocas atuais em que o comodismo, gerado pela facilidade no acesso a informação, se tornou generalizado. Confira abaixo o material:
Postado por: Flávia Pereira
Texto de: Thassiana Carias
Nenhum comentário:
Postar um comentário