segunda-feira, 2 de maio de 2011

Guilherme de Pádua: falso arrependimento?

A História
Em 1992 a atriz Daniella Perez interpretava a personagem Yasmin na novela De Corpo e Alma de autoria de sua mãe Glória Perez, fazendo um par romântico do personagem Bira, vivido pelo ator Guilherme de Pádua. No dia em que gravaram a cena do término do relacionamento, 28 de dezembro, a atriz foi assassinada brutalmente pelo seu então colega de elenco, Guilherme de Pádua e sua esposa, PaulaThomaz.

A perícia comprovou que Daniella Perez foi morta com 18 estocadas que atingiram o pulmão, o coração e o pescoço da atriz.Guilherme em seus depoimentos afirmou que cometeu o crime sozinho, sob forte tensão emocional, tentando transformar vítima em ré ao afirmar que Daniella o assediava, pressionando para que ele terminasse seu casamento com Paula e assumisse um romance com ela. 
Em Agosto de 1993, porém, O ator mudou seu depoimento, afirmando que Paula também estava no local do crime. No entanto Paula sempre negou estar no local, acusando Guilherme de ter matado Daniella sozinho.

No mesmo dia, 29 de Dezembro, o presidente Fernando Collor de Mello renunciava à Presidência da República, mas o assassinato dominou as rodas de conversas de todo o país. Uma multidão se concentrou na porta da delegacia. 

O crime foi destaque em todos os telejornais no Brasil e até no exterior, como na CNN americana e na BBC de Londres.

A indignação popular que se seguiu a esse episódio, resultou na alteração, por iniciativa da autora Glória Perez, da Lei dos Crimes Hediondos, que conseguiu mais de um milhão de assinaturas: a partir daí, o homicídio qualificado (praticado por motivo torpe ou fútil, ou cometido com crueldade) passou a ser incluído na Lei dos Crimes Hediondos, que não permite pagamento de fianças e impõe que seja cumprido um tempo maior da pena para a progressão do regime fechado ao semi-aberto.

O casal se divorciou ainda na prisão após a mudança da versão de Guilherme para o crime, ao dizer que Paula também participou. Ambos saíram da cadeia antes de cumprirem sete anos de pena em 1999, o que gerou muita indignação.

A Polêmica Entrevista
A entrevista dada ao apresentador Ratinho, durante seu programa no SBT no dia 08 de abril de 2010, foi a primeira concedida após Guilherme de Padua sair da prisão, por ter dado espaço ao criminoso se justificar e mostrar na TV sua nova vida como evangélico e novamente casado, o programa acabou gerando muita polêmica, indignando inclusive, a mãe da vítima, a autora Gloria Perez .


Durante a entrevista, Guilherme não quis falar sobre a noite do crime irritando o próprio apresentador Ratinho que, ao final do programa disse que o entrevistado "era mesmo um ator e que se ele fosse a Glória Perez (mãe de Daniella), jamais o perdoaria".


A entrevista causou polêmica e críticas negativas ao apresentador e ao entrevistado. Glória Perez, novelista e mãe da vítima, postou em seu Twitter "A iniciativa do programa foi um insulto a mim e a todas as mães de filhos assassinados. Se deu algum ibope, Sr. Ratinho, que o lucro lhe seja leve!", protestando contra a atitude da emissora e do apresentador, desencadeando uma troca de farpas pública via o microblog.




Postado por: Ana Carolina Lira Eloy
Texto de: Natália Camenietzk

Nenhum comentário:

Postar um comentário