segunda-feira, 9 de maio de 2011

E o senhor acha pouco?

 

Mil novecentos e noventa e dois, ano em que aconteceram os maiores escândalos e denúncias envolvendo o nome do Presidente do Brasil, Fernando Collor de Mello. A primeira delas foi feita por Pedro Collor, irmão de Fernando. Em uma entrevista à revista Veja, em 27 de maio de 1992, Pedro acusa o presidente e seu tesoureiro, Paulo César Farias, de fazerem parte de um esquema de corrupção. Pedro Collor afirma que PC é o “testa-de-ferro” de Fernando Collor.

Se o nosso presidente achava que essas acusações já eram o suficiente, eis que surge Eriberto França, seu motorista, e visto pelo povo como representante do Brasil. Eriberto, em entrevista à revista Isto É, no dia 1º de julho de 1992, fala de contas fantasmas que eram usadas por PC Farias e Collor para realizar depósitos em valores altíssimos.  

Depois dessas entrevistas, os jovens estudantes, conhecidos como Cara-Pintadas, foram às ruas, pedindo que Collor deixasse a presidência.  Eriberto França fica frente a frente com o pelotão de deputados defensores do presidente, e Roberto Jefferson questiona ironicamente o motorista: “O senhor está agindo assim apenas por patriotismo?”. Eriberto solta a frase que ficou marcada em todos os brasileiros que viveram aquela época: “E o senhor acha pouco?”.

Finalmente, em outubro de 1992, Fernando Collor de Mello é afastado do cargo. Itamar Franco, vice-presidente assumiu a presidência do Brasil.

Para ler na íntegra esta rara entrevista do Eriberto a Isto É clique nas miniaturas abaixo.
























Postado por: Flávia Pereira
Texto de: Juliana Sampaio


Nenhum comentário:

Postar um comentário