segunda-feira, 30 de maio de 2011

O melhor de Larry King


Larry King

O livro “O Melhor de Larry King As Grandes Entrevistas”, publicado em 1995, Larry King já tinha feito 35 mil entrevistas. O livro foi lançado em homenagem aos seus dez anos de programa que é exibido pela rede CNN, em mais de 220 países. Neste show de entrevistas, submete os entrevistados, levando-os de forma implacável a redundâncias e a frases quebradas em um misto de perguntas capciosas, provocativas e bem humoradas.
A seguir vamos ler trechos da entrevista sobre o NAFTA (Tratado Norte Americano de Livre Comércio), entre o vice-presidente Al Gore e o candidato Ross Perot, que alcançou segundo maior índice de TV a cabo, no mundo só perdendo pêra cobertura da Guerra do Golfo. Acredita-se que o tratado só foi assinado após esse debate.


                    
Larry King: Mas antes você estava em cima do muro sobre o NAFTA o que mudou agora?
Al Gore: Bom nós dissemos desde o começo que queríamos aperfeiçoar as medidas básicas, o que fizemos com acordos colaterais. E o motivo pelo qual isso era tão importante pode ser ilustrado com a história de um amigo meu de infância, chamado Gordon Thompson,  que mora em Elmwood, Tennessee, com sua mulher, Sue e seu filho, Randy. Ele ganha a vida fazendo pneus. É membro do Sindicato dos Trabalhadores da Borracha e apoiou o acordo depois de refletir como ele afetaria seu trabalho e sua família. Fazemos os melhores pneus do mundo, mas temos muita dificuldade em vendê-los para o México, porque eles taxam em20%na fornteira, mas quando eles fazem pneus e os vendem nos Estados Unidos, a taxa na Fronteira é zero. Então, é uma rua de mão única. Com o NAFTA, isso muda. Vai Haver um equilíbrio.
Larry King: Você sempre foi um adepto do livre comercio, Ross?
Ross Perot: Eu pratico o livre comércio.
Larry King: Você apóia de algum modo o NAFTA?
Ross Perot: De modo algum.
Larry King: O que você tem contra?
Ross Perot: O problema que ele não é bom para os povos dos dois países... Sim. Penso que o importante para todos que estão assistindo a este programa está noite é lembrar de que não se trata de uma competição esportiva. A questão não é quem ganha, eu ou o vice-presidente. A questão é se o povo dos Estados Unidos ou o povo do México ganham com isso. Esse é o ponto principal, e acho que todos concordamos nisto. Minha preocupação é muito simples. Penso na nossa experiência passada em programas governamentais apenas “de fachada”, é isso que vejo. Temos muita experiência no México. Fui acusado de passadista. Pois bem. Estou olhando para realidade no passado, e é isso que vejo depois de muitos anos. Ávida do trabalhador mexicano, seu nível de vida e seu salário baixaram em vez de subir. Depois de muitos anos com as empresas dos Estados Unidos no México.  Se você tivesse uma grande companhia americana e fosse visitar sua nova fábrica, e encontrasse favelas em volta dela, sua primeira reação seria: “Por que vocês construíram a fabrica no meio dessas favelas?”. E o gerente de sua fabrica responderia: “Não havia favelas aqui quando construímos a fábrica.” E você diria: “Bem, então por que elas estão aqui agora?”. E a resposta seria: “É aqui que os operários trabalham”.

- Quer assistir essa entrevista na íntegra?
O youtube disponibiliza várias versões extendidas e reduzidas da entrevista de 1984!

                    
Depois de vinte e cinco anos de programa, Larry King se aposentou depois de entrevistar as pessoas mais famosas e poderosas do mundo. O jornalista Larry King saiu do ar na CNN final de 2010, dando lugar ao Britânico Piers Morgan.


Para ver essa entrevista na integra e outras, Também muito boas como Frank Sinatra, Marlon Brando, Mike Tyson, Margareth Thatcher e muitas outras, vale a pena conferir o livro.


No site da CNN, foram escolhidos os melhores momentos de Larry King! 
Confira: http://articles.cnn.com/2010-05-28/opinion/larry.kings.top.5_1_larry-king-nafta-frank-sinatra?_s=PM:OPINION


Texto de Cristiano Meneses 
Postado por Ana Carolina Eloy

Nenhum comentário:

Postar um comentário